Lambidas na pata extress ou doença?

   Muitas vezes quando vemos nossos queridos amigos lambendo as patas pensamos se isso é normal. Esse sintoma incomoda muito os proprietários de cães e estes por sua vez, em conversas informais com outros donos de cães, concluem, muito mais por boatos do que por fatos, de que a causa seria por stress.
  Normalmente animais que lambem com muita intensidade as patas sofrem de dermatopatias, de diferentes causas e consequentemente diferentes tratamentos. Ou seja, sofrem de algum tipo de doença de pele!
  A confusão inicia-se pelo fato de que animais com dermatite psicogênica (algo parecido com o que ocorre em pessoas que “roem”unhas) lambem frequentemente a região do carpo (corresponderia ao pulso dos humanos) ou tarso (ao tornozelo) e provocam inclusive a formação de úlceras (foto 1). Estes quadros são comuns à cães de grande porte e que passam muitas horas do dia isolados em quintais sem nenhuma atividade.
 
Úlcera em região dorsal do tarso, em caso de dermatite
psicogênica em cão da raça labrador.
  Já àqueles que lambem o meio dos dedos (foto 2) e as patas (foto 3), provocando inflamação e alteração na coloração do pelos (acastanhados) têm causas físicas e inflamatórias que levam a sensação de coceira. As principais doenças de pele que levam a estes tipos de sintoma são de origem alérgica. 

edema e eritema em animal com atopia (dermatite alérgica)
em cão da raça Shar Pei.

edema e hiperqueratose em animal com atopia (dermatite alérgica)
em cão da raça West.
São três tipos:
- DAPE: Dermatite Alérgica a Picada de Ectoparasitas, ouseja pulgas e carrapatos;
- Alergia alimentar
- Atopia: alergia a substâncias ambientais. As mesmas que causam rinite alérgica em uma pessoa. Vale ressaltar que 15-20% da população de cães desenvolverá atopia em algum momento da vida.
Então se seu cão lambe muito as patas, em períodos longos do dia e mesmo durante a noite, deixando-as molhadas e alterando inclusive a coloração do pelame, isso é sinal de que algo está errado. Ele está doente, incomodado e precisa de ajuda! Procure um médico veterinário especializado nessa área (Dermatologia Veterinária) para que ele possa ajudá-lo.

Comentários

  1. Olá Ana, faço parte das "BLOGUEIRAS UNIDAS" e vim conhecer seu blog. Adorei! Parabéns pelas postagens informativas. Já estou te seguindo, só que minha foto de seguidora é uma flor azul. Tenho um poodle e sou apaixonada por animais. Sempre que puder estarei por aqui. Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. olha o meu lambe muito a pata e muda a cor e fica toda molha então ele esta com dermatiti alergica a picada de ectoparasita

    ResponderExcluir
  3. OLÁ BOA TARDE TENHO UMA FÊMEA RAÇA LABRADOR E ELA ESTÁ COM ESSA ALERGIA ESTOU USANDO UM REMÉDIO INDICADO COR PRATA MAIS PARECE QUE NÃO ESTÁ RESOLVENDO O QUE DEVO FAZER

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas