Filhotes

1º passo a escollha

    É tentadora a hora em que vamos conhecer uma ninhada cheia de cãezinhos fofos. Da vontade de levar todos pra casa. Mas essa é a hora crucial para que escolhamos aquele filhote que mais se adequa ao nosso estilo de vida e é o primeiro passo para evitarmos futuros problemas.
''Olha que fofo, ele adora rosnar de brincadeira!''; ''mãe, vamos levar aquele ali fofinho escondido embaixo da cadeira?'' Não caia nessas armadilhas.
   Um cão dominante, líder, vai exigir muito mais treino e mais experiência por parte dos donos, pois este cão vai querer mandar na casa, não vai obedecer regras com facilidade e pode se tornar um cão demasiadamente agressivo.
   Por outro lado, um cão medroso demais também pode se tornar agressivo, pois a agressividade vem do medo e da coação. O ideal é um cão intermediário. De olhar vivo, sem medo, mas que não seja desafiador. Um cão cauteloso na medida certa, sem ser medroso ou corajoso demais.
   Escolhendo o cão certo pra levar pra casa é garantir um primeiro passo triunfante para se ter um melhor amigo ideal e feliz.
   Siga os passos a seguir quando for escolher um filhote em uma ninhada. Não esqueça, claro, de pedir pra ver a mãe e o pai dos filhotes. Caso a mãe ou o pai estejam presos, desconfie. Ou você quer ter um filhote de fera?
Comece colocando o bichinho no chão, em um lugar desconhecido. Afaste-se um pouco, agache e chame o pequeno com palmas, falando em um tom de voz suave a alegre. Observe então como o filhotinho vem até você.

- Se ele vier prontamente, com o rabo levantado, pular e até tentar morder nossa mão, temos um cachorro bastante dominante.
- Se ele vier com o rabo levantado e apenas subir no colo, é um cachorro menos dominante.
- Se vier com o rabo baixo, é mais submisso.
- Se não vier, provavelmente será um cão medroso ou com pouco interesse nos seres humanos.

Levante-se e comece a andar.

- O filhotinho dominante irá nos seguir prontamente, com o rabo levantado e mordendo nosso calcanhar.
- Se não for tão dominante, só irá seguir-nos com o rabinho levantado.
- Se for mais submisso ficará com o rabinho baixo.
- Se o cachorro não seguir, será um cachorro mais independente.

Em seguida, pegue o filhotinho com todo cuidado do mundo (lembre-se ele é só um bebê e a última coisa que queremos é que ele fique assustado), coloque-o deitado no chão de barriga para cima e ponha então sua mão aberta sobre o peito dele. Observe sua reação.

- Filhotes mais dominantes vão espernear mais, alguns vão até rosnar e tentar morder sua mão.
- Os muito tímidos vão ficar imóveis, com o rabinho entre as pernas e até fazer esforços para olhar nos seus olhos.
- Um filhotinho intermediário vai espernear e até ganir um pouco, parar, espernear mais um pouco, e assim até se acalmar.

Não se esqueça, é muito importante fazer isso com o máximo de gentileza possível. 
Pegue o filhotinho com as duas mãos, coloque-o bem próximo do seu rosto, encare-o e observe sua atitude.

- Filhotes extremamente dominantes vão rosnar e até tentar morder nosso rosto.
- Filhotes independentes, vão tentar ir embora.
- Filhotes muito submissos e tímidos, vão evitar contato com os olhos.
- Filhotes que tentarem lamber nosso nariz, são menos dominantes e que não ficam sentidos com tanta facilidade.

Por último, deixe cair um molho de chaves no meio da ninhada. 

- O dominante vai imediatamente ver o que é. 
- O intermediário vai hesitar, depois vai ver o que é.
- O medroso vai fugir. 

2º  passo preparando a casa

Antes de levar um cachorro pra casa, você tem que se certificar que tudo esteja seguro para que não aconteça nenhum acidente com suas coisas ou mesmo com seu novo amigo. Cães são eternas crianças, e filhotes são como bebes, requerem muita atenção e cuidado redobrado. Olhe em volta, tire quaisquer objetos que possam ser engolidos ou aquelas coisas que você adora e não quer ver mastigada futuramente.

Veja aqui coisas especificas que você pode fazer na sua casa:

- Guarde plantas, objetos de decoração muito pequenos ou frágeis, sapatos e roupas.

- Não deixe nada pelo chão. Você pode achar fofo quando vir ele comendo aquele seu sapato velho, mas ele não sabe a diferença pra um novo. Não caia na besteira de dar um sapato/chinelo velho pra ele mastigar, ou não reclame quando ele destruir seu tênis novinho.

- Prenda pontas soltas que podem ser puxadas, como toalha de mesa, fios pendurados e etc. Seu amigo vai com tudo puxar qualquer objeto que balance e ai.... Você pode prender com fita adesiva ou simplesmente retirar.

- Lembre-se que seu bichinho eh curioso e vai adorar investigar a sua casa e mexer em tudo, ate ser devidamente educado.

- Caudas balançam. Coisas caras quebram. Pense nisso.

- Esconda qualquer coisa que possa ser venenosa para seu filhote. Isso inclui remédios, produtos de limpeza, tinta e alguns alimentos, como o chocolate.

- Enrole e esconda fios de telefone e aparelhos eletrônicos.

- Proteja tudo que for feito de madeira, como pés de mesa e cadeiras. Cães sabem por instinto que madeira eh bom pra roer.

- Limpe todo o jardim. Verifique que a grade seja segura e sem buracos. Esconda mangueiras. Cuidado com piscinas, não o deixe acessar quando filhote. Se você tiver alguma plantação de ''comigo-ninguém-pode'', remova-a imediatamente.

3º passo a escolha do nome
 Pode ser bem dificil escolher o nome de um novo filhotinho. É normal que a gente queira dar nomes com os quais tenhamos alguma ligação especial, como o nome de um artista, uma personalidade ou até de uma comida que gostamos. Independente do nome, seu cão não terá nenhuma ligação emocional com ele. Seu nome será apenas um código pelo o qual seu cão saberá que precisa voltar a atenção a você.
Quando ouvir seu nome, ficará atento para o que virar a seguir. Um bom nome é um nome que chame a atenção do cão de maneira inteligente e fácil.

  • Simplifique

Uma ou duas sílabas é o ideal, sendo três o número máximo de sílabas. Se o nome for longo ou complicado, vai ser difícil chamá-lo e seu cachorro pode não entender. Ter que repetir o nome do cão para ter sua atenção faz com que o treinamento fique difícil e pode ser até perigoso em algumas situações. 

  • Não rime com comandos

Os comandos básicos são senta, fique, busca, deite, rola. Para não confundir seu cachorro, dê um nome diferente de palavras que você vai usar no dia-a-dia. Se chamá-lo de Dique, como vai depois diferenciar de fique? 

  • Nomes curtos terminados em vogais são mais fáceis do cão aprender

Isso é porque as palavras terminadas em vogais são pronunciadas mais facilmente por nós, humanos, e por isso a sonoridade fica melhor de ser entendida. 

  • Tente não usar nomes tradicionais de pessoas

Um bom nome de cachorro deve ser simplesmente isso, um nome de cachorro. Nomear seu cão como uma pessoa pode te fazer esquecer que ele é de fato um cão. Isso aumenta a tendência que algumas pessoas tem de tratar cães como pessoas, esquecendo assim de que cães precisam ser tratados como cães para serem realmente felizes, pois eles veem o mundo diferente de nós. 

  • Não dê um nome que ofenda seu cachorro

Cães são sensitivos e percebem quando estão sendo o alvo das atenções pro lado bom ou ruim. Fazer outras pessoas "tirarem sarro" do seu cão não será bom pra ele e nem pra você. 

  • Evite dar nomes parecidos com outros da casa

Seu cão precisará de um nome único, para que ele saiba que quando ouvir este som, é para que fique alerta. Por exemplo, se você chama seu parceiro de "amor", não dê o nome do seu cão de Flor. Toda vez que você falar "amor", ele poderá achar que está sendo chamado e ficará muito confuso. O cão, na prática, só ouve a vogal final, então pra ele, flor, amor, cor e dor são a mesma coisa.

Postagens mais visitadas