Cão ciumento

Que atire a primeira pedra quem nunca percebeu um comportamento estranho do seu pet com a chegada de um animal novo ou num outro momento qualquer em que ele faz de tudo para chamar a atenção.
Quem tem mais de um cão em casa sabe como pode ser incômodo quando um deles é muito ciumento. Geralmente, um cão que sente ciúme de seu dono tenta controlar seus pertences e impedir a aproximação de outros cães, podendo até agir com agressividade dependendo da situação.
Geralmente as pessoas não repreendem seus cães quando eles tomam uma atitude de rosnar, latir, querer morder ou nos proteger de outras pessoas ou animais que se aproximam da gente. E o pior, muitos dos donos acham até “bonitinho” quando o cão faz isso e não se dão conta que isso está reforçando, cada vez mais a dominância do cão sobre você e essa atitude pode piorar a cada dia.
Agressividade, morder, latir, uivar, miar compulsivamente, pular, destruir, subir nas coisas da sua casa e até no seu colo são sinais que denunciam comportamento inadequado do animal quando ele quer atingir seus objetivos: a atenção exclusiva da família.

A primeira coisa que o seu cão precisa entender é: Ele não é seu dono e que você pode sim interagir com outras pessoas e animais na frente dele e que mesmo assim, não vai ser esquecido ou ser deixado de lado.
Sempre que você presenciar que seu cão tem esse tipo de atitude, dê uma bronca nele e mostre que isso não é aceitável. Essa bronca deve ser dada por você e nunca pela pessoa que é atacada. Além disto, tanto você quanto a pessoa que se aproxima de você, precisam tornar esse momento divertido e agradável para o peludo, ou seja, no momento em que a pessoa se aproximar, peça para ela fazer carinho e brincadeiras com o cão. Tudo isso com a sua supervisão e de uma forma segura. Peça para a visita dar uns petiscos ou dar algum brinquedo que seu peludo goste para associar a presença da visita sempre a algo divertido e legal.
Se o problema for em relação a outros animais, nunca deixe de fazer carinho no seu cão quando outro animal se aproximar por exemplo. Muito pelo contrário, procure fazer bastante festa, carinho e brincadeiras no seu cão quando outro animal se aproxima, para que ele associe a presença do outro com coisas boas.
Geralmente, as pessoas tendem a parar de fazer carinho em um animal quando o outro se aproxima, reforçando o ciúmes e a disputa por atenção!! Portanto, nunca pare de acariciar o seu cão, quando outro animal se aproximar.
Também é importante fazer atividades prazerosas com os cães reunidos, como passeios. Ao incentivar essa associação positiva da união entre os cães, as chances de que eles sejam ciumentos aumentará, principalmente se você conseguir exercer seu papel de líder da casa, ainda que entre eles sempre haja um cão que se comporte como líder devido a uma hierarquia natural dos cães.

Comentários

  1. Olá Ana
    Nossa estou super feliz em encontrar o seu blog, a idéia de dedicá-lo aos animaizinhos é incrível. Eu super adorei olha, esta de Parabéns. Precisamos de mais pessoas como você de boas idéias.
    Parabéns pelo Blog Ana!
    Dá uma passadinha no meu quando puder: http://sexofraldaserocknroll.blogspot.com.br/
    Bjs***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paola
      Que bom que gostou do viralatas *-* tento sempre trazer novidades sobre os nossos amigos de 4 patas.
      Ja estou seguindo seu blog flor *--*

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas