Peixes

Para você que mora em apartamento e não tem tempo de cuidar de cães e gatos ter um peixinho é uma boa opção e para poder entrar no mundo da aquariofilia, fizemos este pequeno guia de regras básicas e mostrar que não existem mistérios para obter sucesso neste hobby. Vamos começar com os equipamentos

  • O aquário:

Os aquários com maior volume de água, geralmente são os de melhor estabilidade e manutenção, escolha se possível os de 50 litros para começar , mas os ideais são aqueles acima de 200 litros. Fica claro porém que tudo depende para o que você queira usa-lo, para que espécie de peixe e tamanho.

  • O Substrato:

Geralmente é usado como substrato, cascalho de rio, pois são os que menos alteram as condições químicas da água. (O PH. ) Você deverá usar uma camada de 5cm de cascalho no fundo para um bom enraizamento de plantas. Existem outros tipos de pedras, mas não são neutras ou seja, podem alterar o PH da água, usadas para condições específicas dependendo do peixe que irar habita-lo.

  • A Iluminação:

A iluminação de um aquário é de extrema necessidade para realizar funções biológicas e químicas. As lâmpadas mais usadas são as fluorescentes , elas são de baixo consumo de energia, não alteram a temperatura, pois são lâmpadas frias e são de fácil acesso. A regra básica é de 0.5w a 1w por litro.
Quase todos os peixes necessitam de uma temperatura que pode variar de 23 a 29 graus. Para alcançarmos esta temperatura em dias em que a temperatura ambiente não esteja nesta faixa, devemos usar um aquecedor ligado a um termostato. Existem no mercado opções variadas para este fim: Termostatos ligados a um aquecedor ou Aquecedores acoplados a um termostato. A regra geral é de 1,5W pôr Litro de água. A maioria dos Peixes tropicais tem funções corporais que acompanham a temperatura ambiente onde vivem, e automaticamente alteram seu metabolismo. Um peixe que sofre de variações de temperatura constante pode adquirir doenças indiretas causadas por stress. Uma temperatura muito baixa 21 graus como exemplo, o peixe diminui seu metabolismo, não sentira-se bem e poderá facilmente adquirir doenças como fungo e outros já que seu metabolismo desce muito e a sua alimentação será cada vez menor. Se a temperatura de um aquário é muito alta acima de 29 graus constantes, a o seu metabolismo aumenta, porém a falta de oxigênio dissolvido na água também causando um novo stress para que o peixe absorver oxigênio na água, uma vez que o peixe terá que usar mais energia para faze-lo. Já a variações de temperatura em demasia do ambiente poderá causar um novo stress aos peixes fazendo que fique suscetível a doenças como o Ictio, por exemplo.

  • Biológica:

Devido aos excrementos dos peixes, restos de comida, folhas mortas ; a água recebe continuamente decomposição e a formação de AMONIA.. Na primeira fase a amônia, em seguida os NITRITOS, que são extremamente tóxicos, e por último os NITRATOS, estes menos tóxicos e em quantidades pequenas até benéficas para as plantas. Para transformarmos a amônia em nitratos devemos cultivar bactérias chamadas de benéficas e a filtragem biológica tem esta função. Existem vários de filtros biológicos como sistemas diferenciados, os mais usados são as de placas de fundo, as de espuma, os de areia fluidizada etc.Devemos ter uma bomba para circular a água em um sistema que deve ser no mínimo 4(quatro) vezes o volume de água do seu aquário pôr Hora. Ex. Em um aquário de 100 litros devemos ter uma bomba no mínimo de 400 litros/horas .

  • Mecânica:

Existem filtros mecânicos internos e os externos, são responsáveis pela purificação da água e pela filtragem de partículas em suspensão deixando a água limpa e cristalina evitando o acúmulo de Amônia. Podem também realizar filtragem química. O filtro mecânico como regra básica deve realizar uma circulação de no mínimo 5 vezes pôr hora o volume total de seu aquário.

  • Maturação da Água do Aquário:

A colocação de peixes no aquário deve ser após aproximadamente 20 dias que o mesmo esteja com seus equipamentos ligados interruptamente (filtros biológico, aquecedores) e com as luzes acesas no mínimo 8 horas dia. Neste período só é colocado Plantas e mais nenhum ser vivo!
Esse processo fará que bactérias e microrganismos se formem dentro dos filtros e assim sendo, eliminando agentes químicos da Água; AMÔNIA NITRITOS , que são chamados de compostos nitrogenados.
Quando você coloca peixes no seu aquário, a urina, os excrementos e o resto de alimento que sempre sobrará na água do seu aquário vai transformar-se em agentes tóxicos, se não tiver bactérias. Se houver bactérias, vai se transformar em Nitratos este não tóxico aos peixes. Por outro lado, se não houver bactérias vai se transformar em Nitritos que vai asfixiar seus peixes e a morte será imediata, não deixando nenhum rastro diagnosticado.
Existem bactérias vivas que podem ser inseridas dentro do filtro e da água, para acelerar o processo de espera e maturação para 3 dias, mesmo assim deve-se inserir quantidades pequenas de peixes.
Mas nunca , nunca deve-se colocar peixes sem que haja uma maturação da água do seu aquário, a espera é necessária sim, mesmo que o mais confiavel lojista ou aquarista diga que não. A pessoa sabe que seus peixes podem e vão morrer, portanto considera-se de má fé a atitude de não orientar.
Quando já estiver habitado, um pouco da água do aquário deve ser trocada, mas só um pouco, a quantidade e a periocidade depende do tamanho de seu aquário, pois a água deve ser renovada, retirando-se o excesso de mateira orgânica, se usar filtros externos este prazo pode se prolongar .

Tartarugas
A Tartaruga provavelmente é o réptil mais procurado pelas famílias, talvez pela sua forma agradável e cativante, com forma exótica. Muitas pessoas acabam adquirindo a tartaruga, sem imaginar que o cuidado é especial e que equipamentos corretos devem ser usados para que ela viva feliz. Para muitas pessoas leigas ou mal informadas, este reptil, acaba se tornando um incomodo. Vamos entender quais as principais medidas que devem ser tomadas para que isso não aconteça.

  • O Aqua-Terrário:
O lugar onde a tartaruga vai permanecer 90% do tempo, portanto deve ser um local limpo, com espaço grande em relação ao Animal e deve ser construído prevendo o crescimento do réptil. Geralmente deve ser de 5 vezes o tamanho atual do casco da Tartaruga, prevendo o aumento de mais 5 vezes. A regra muito usada o Aqua-Terrário é de ter 50% de forma emersa, e o restante imersa, fazendo que a tartaruga possa descansar da natação e também pegar sol. O cascalho no fundo e Filtro Externo serão necessários. Não adianta trocar a água a cada 3 dias e economizar em um sistema de filtragem, isso fará que a Tartaruga fique doente, pois a urina e os detritos do animal trará infecções e doenças nos olhos e no casco.
A temperatura da água deve ser observada, geralmente aconselhamos um Aquecedor com termostato para que a água seja constante na faixa de 28 graus.

  • Na aquisição:
Adquira tartarugas que estejam com olhos brilhantes, que se movimente bem e se possível, observe na hora da alimentação.
Evite as que possuam manchas no casco.

  • Tratamento:
Muitas pessoas acabam adquirindo tartarugas para que os filhos possam brincar. Gente, esses animais não são cachorros que brincam, na realidade não deveriam nem ser tocados, pois o estresse é muito grande, portanto oriente seu filho para que observe sem colocar no colo ou levar para outro amiguinho acaricia-lo.
As mães na boa parte das vezes não orienta e nem sabe o que escolher exatamente para seu filho, não observa se a criança tem ou não uma aproximação natural com animais. Não repita frases como; “vamos ver o que vai dar”. Não vamos ver nada, a Tartaruga é um animal nativo que precisa de muito carinho e não é cobaia de testes a pessoas que pode ou não vir a gostar do animal.

  • Alimentação.
Alimentação do animal é simples: Vegetais, portanto prefira verduras escuras como espinafre e couve, a ração para tartarugas e petiscos as vezes. Não usem petiscos como alimentação básica e constante, esses alimentos não possuem vitaminas e cálcio para a formação do casco. Não alimente com pão, bolachas, massas, etc.

  • Probições:
O IBAMA proibiu a Comercialização da tartaruga de todas as espécies. A Importação também está proibida, portanto a compra pode acarretar multas gravíssimas tanto para lojistas como para quem compra.

Postagens mais visitadas