Melhor amigo !!!
Muitas pessoas acreditam que quando um novo ser humano está à caminho, isso significa que o Totó tem que ir. Enviam-no para um abrigo, entregam-no para um amigo, ou transferem-no para o quintal. O que essas pessoas não percebem é que um cão pode ser um excelente professor e uma ferramenta de ensino para uma criança.
Segurança - Existe melhor maneira de ensinar seu filho a estar seguro em torno dos cães do que ter um cão em casa? Você tem um instrumento com o qual pode demonstrar como se comportar de modo adequado na presença deles. Quando a criança colocar o seu rosto no rosto do cachorro, diga-lhe o porquê de não fazê-lo. Quando ela tentar tirar os brinquedos do cão, explique a razão de não ser uma boa idéia. Ensinar as crianças com seu cão bem treinado, quando você está por perto, supervisionando constantemente é uma alternativa muito segura e aproxima toda a família no aprendizado.
Gentiliza - Quando as crianças têm mãos pesadas, falam alto ou são simplesmente muito ansiosas com um cão, o cão vai demonstrar essas características no seu modo de agir. Ele pode rosnar ou até mesmo ir embora, privando a criança de seu afeto. Isso ensina à criança que uma natureza gentil e um toque suave é importante quando se está lidando com um outro ser vivo.
Força e confiança - Com o passar do tempo, seus filhos vão crescer e serão capazes de emitir comandos para o cão, que vai aprender rapidamente a ser forte e confiante, porque eles obedecem quando ensinados. Além disso, ver que a um comando qualquer, como "sentar" o cão executa o que foi dito, como o ato de sentar, enche as crianças de confiança. Através desta experiência uma criança aprende que, apesar de ser jovem e dependente com relações a muitas decisões, ela ainda pode fazer as coisas acontecerem.
Benefícios de companheirismo - Ter um cão pode ensinar uma criança sobre como é bom ter um amigo próximo e ter alguém que depende dele. Isto ajuda as crianças a compreender o valor de ambos para fazer e manter amizades verdadeiras.
Um sentimento de segurança - Um cão em casa pode fazer uma criança se sentir muito mais segura. Um cão pode verificar se existem monstros ou bicho papão no armário ou embaixo da cama. Pode consolar uma criança que tem medo do escuro e fazer-lhe sentir que sua casa está protegida por um guardião, sempre vigilante.As necessidades dos outros - Um cão é uma ótima maneira de ensinar uma criança que ela não é o centro do universo, e que os outros também têm necessidades. As necessidades de um cão são muito mais básicas e simples de explicar do que as dos seres humanos em nosso mundo moderno. Cães precisam de comida, água, sono, abrigo e passeio. Estes são conceitos básicos e as repercussões de sua negligência são fáceis visualizar.
Responsabilidade - Depois que as crianças têm idade suficiente para tomar parte no cuidado com o cão da família, elas devem aprender sobre responsabilidades. Você pode fazer um quadro de tarefas incluindo seu filho nele. Toda vez que ele alimenta o cachorro, por exemplo, você pode colocar uma estrela dourada no quadro, o que significa que ele tem feito seu trabalho. Isso dá à criança um sentimento de realização e responsabilidade.
Melhores raças de cães para crianças
Labrador Retriever
Eles têm uma personalidade afetuosa, simpática e são fáceis de educar ou treinar. Essa raça gosta de atividades ao ar livre e adora nadar. Por ser um cão de médio porte cheio de energia, precisa viver em uma casa espaçosa, com quintal ou jardim onde possam brincar. Os labradores costumam ser treinados como cães de companhia para deficientes visuais ou pessoas com mobilidade limitada, e também para localizar narcóticos, explosivos ou vítimas de desastres. Devido à sua natureza obediente e cuidadosa, os labradores são excelente companhia para as crianças, protegendo-as o tempo todo.
Collie
O collie é um cão inteligente e fácil de treinar. Com instinto aguçado e senso de propriedade, desconfia de pessoas que não sejam da família e, portanto, é um bom cão de guarda. Protege as crianças o tempo todo, mas seu porte médio requer espaços abertos e ar livre para poder correr e brincar à vontade.
Golden Retriever
De temperamento tranquilo e personalidade dócil, o golden retriever é muito sociável e inteligente. Esses cães adoram conviver com pessoas e com outros animais, e por isso são grandes companheiros para crianças e famílias numerosas. Como os labradores, adoram brincar na água, mas exigem atenção para realizar atividades físicas. O golden não é um típico cão de guarda, mas está sempre atento aos membros da família.
Golden Retriever
De temperamento tranquilo e personalidade dócil, o golden retriever é muito sociável e inteligente. Esses cães adoram conviver com pessoas e com outros animais, e por isso são grandes companheiros para crianças e famílias numerosas. Como os labradores, adoram brincar na água, mas exigem atenção para realizar atividades físicas. O golden não é um típico cão de guarda, mas está sempre atento aos membros da família.
Beagle
Os beagles são cães de pequeno porte e uma ótima opção para quem não têm muito espaço, apesar de precisarem de passeios frequentes para gastar energia. Apesar de ser uma raça apta ao convívio familiar, os beagles costumam ser teimosos, e seu treinamento
pode levar mais tempo se comparado ao de outras raças, como o golden e o labrador retriever. Possuem temperamento alegre e dócil, adoram brincar com crianças e têm um bom olfato. É um bom cão para a família e geralmente socializa bem com outros cães. No entanto, seu instinto de caçador fala mais alto quando vê gatos, raposas ou qualquer outro animal pequeno, por isso, é melhor vigiá-lo de perto.
Boxer
Cheio de vitalidade, o boxer é uma raça muita ativa e adora crianças, além de ser um ótimo cão de guarda. Também se adapta bem ao espaço onde vive, mas requer uma boa dose de atividades físicas diárias. Os boxers são cães muito afetuosos e adoram ganhar um carinho.
Pastor alemão
O pastor alemão é uma raça muito usada em resgates por sua inteligência, obediência e facilidade para aprender tarefas, mas também é uma raça excelente para a família. São ativos, curiosos e territoriais. Essas características fazem deles bons cães de guarda, mas podem torná-los um pouco superprotetores com a família, o que pode dificultar sua socialização com outras pessoas e cães. Os pastores alemães são cães de médio porte e não devem ser mantidos em espaços pequenos. Recomenda-se que o cachorro seja criado com as crianças da casa, pra que desenvolvam um forte vínculo afetivo.
São Bernardo
Leais e pacíficos, os são bernardos adoram crianças e ajudam a protegê-las. Por ser de grande porte, a raça precisa de espaços amplos, e por isso, não é recomendável mantê-los em apartamentos. Com um tamanho que inspira respeito e temor, é preciso tomar precauções para socializá-lo corretamente e evitar que ataque pessoas desconhecidas para defender seu território. Dessa forma, o são bernardo latirá apenas para anunciar que um estranho está por perto, mas não irá além disso.
Mas atenção,
Adotar ou comprar um animal de estimação é uma
decisão que deve ser tomada conscientemente, levando em conta suas características.
Ter um cachorro exige responsabilidade e cuidado, e é preciso ter tempo e disposição para
dedicar ao animal.
Lembrando sempre que é melhor adotar um animal
que precise de um lar que comprar um.
Comentários
Postar um comentário