Cães desobedientes

   Os cães considerados desobedientes são na verdade, cães independentes, que tomam suas próprias decisões, e que não precisam de seus donos para realizar tal façanha. Quando deparamos com um cão deste tipo, logo o taxamos de “cão teimoso”. No entanto, nem sempre algumas atitudes são teimosias.
   Precisamos entender que o homem desenvolveu as raças de acordo com as suas necessidades em um determinado momento. Raças mais independentes ou “teimosas” também são necessárias e muito bem vindas em alguns casos. Os cães denominados de “terriers”, por exemplo, de forma geral, não trabalharam em parceria com o homem e nem dependeram das ordens dele para tomar decisões. Ficavam soltos nas fazendas e eliminavam, por conta própria, os predadores entocados. Assim, ganharam independência e capacidade de resolver seus problemas sozinhos.
   Muitos cães já nascem com esta índole. O exemplo mais comum são aqueles filhotes que mastigam e destroem moveis e objetos e mesmo após levarem uma bronca, continuam mastigando principalmente, quando o dono sai de perto.
   Não existe uma fórmula eficaz para modificar a índole de um cão teimoso, mas, podemos torná-los mais receptivos às ordens. O segredo está no nosso tom de voz que deve ser bastante imponente. Outro ponto chave é sempre insistir na bronca até que o cão acate as nossas ordens. Caso o cão note certa desistência por parte do dono (o que eles percebem com muita facilidade), não obedecerá mais, por mais que se insista.
   É claro que educar um cão independente é mais difícil do que educarmos um cão mais dependente do homem, mas, isto é possível. O seu treinamento irá exigir paciência e tempo além de muita dedicação e carinho.

Comentários

Postagens mais visitadas