Água
A água é muito importante para o bom funcionamento do corpo o que, não deixa de ser verdade no caso dos cães. A água é responsável por todos os processos fisiológicos vitais, ou seja, é ela que ajuda no bom funcionamento dos órgãos, nutre as células, regula a produção de fezes e urina e ainda ajuda a manter a beleza da pele e pêlos. Nos cães, a água representa de 60 a 70% de seu peso corporal.
Para sabermos se o nosso cãozinho está consumido pouco ou muita água, o que inclusiva pode ser indício de alguma patologia, primeiro precisamos levar alguns pontos em consideração. Toda a água que o animal perde ou gasta, é preciso ser reposta na mesma quantidade para que o organismo se mantenha equilibrado.
Normalmente, o cão precisa ingerir uma quantidade diária de 60 a 70 mL por quilo de peso corporal, ou seja, se um animal pesa 10 Kg, ele precisa beber, em condições normais, de 600 a 700 mL de água por dia.
No entanto, existem alguns fatores que podem modificar a quantidade necessária de água a ser ingerida. Entre estes fatores podemos citar o tipo de clima da região. É lógico que nos dias mais quentes e secos a perda de água pelo corpo é maior o que requere o seu maior consumo. Esta mesma explicação também se aplica a prática de exercícios físicos. Outro fator se deve ao consumo de rações secas o que irá estimular os cães a consumirem mais água. Algumas doenças também podem afetar a ingestão de água. Entre estas podemos citar o diabetes e doenças renais.
Após analisar os fatores descritos acima, se torna mais fácil observar se o consumo de água de seu animal está de fato desregulado. É muito importante observar e relatar ao seu veterinário, sempre que você achar que o consumo de água do seu cão está anormal. Este cuidado poderá evitar situações de desidratação ou edemas (inchaços) e ainda permitirá um diagnóstico de doenças mais graves que requerem tratamento imediato.
Comentários
Postar um comentário