Gato saudável



O gato é um animal biologicamente forte. Existem no entanto, algumas precauções primárias para mantê-los saudáveis.
Se você acaba de adquirir um gato, recomendamos que leve-o ao veterinário, se possível antes de levar o animal para o lar. O doutor irá vacinar o gato e o examinará para constatar o seu estado de saúde.
É importante que você tenha alguns conhecimentos básicos sobra a alimentação dos gatos, fator primordial para que seu animal esteja sempre saudável. É bem fácil fornecer tudo o que seu gato precisa.
A escolha do veterinário deve ser cuidadosa pois dele dependerá a saúde e bem-estar do seu gato. O veterinário também estará apto a realizar cirugias, aplicar vacinas, tirar radiografias, receitar medicamentos e outros cuidados importantes.
É importante levar seu gato para exames periódicos. Consulte o seu profissional quanto a frequência com que você deve levar o animal ao consultório. A higiene bucal também é recomendável para prolongar a vida de gatos e cães.
Os gatos domésticos não gostam de se afastar de casa. Por isto, pode ser conveniente chamar o veterinário em sua casa, especialmente se você tem mais gatos para serem atendidos, mas lembre-se que a consulta domiciliar costuma sair bem mais cara, além do profissonal contar com maior aparalhagem em seu consultório.
Um gato de oito anos está entrando na velhice pois a idade equivale a de um humano de 60 anos.

  • Sintomas:
Caso o seu gato apresente um dos sintomas abaixo, leve-o imediatamente para o veterinário.

  1. Perda de apetite por tempo prolongado (dois dias ou mais)
  2. Pelagem opaca e manchada ou com pelagem rala ou falha
  3. Diarréia prolongada
  4. Áreas do corpo com caroços ou inchaços.
  5. Tosse e espirros frequentes
  6. Vômitos frequentes
  7. Olhos vermelhos e lacrimejantes
  • Primeiros Socorros: 
  1. Acidente - Um método bom de socorro é enrolar o gato delicadamente em um cobertor para fazer o transporte até o veterinário mais próximo. Se a ferida for grave, tente antes estancar o sangramento pressionando a ferida com bandagem.
  2. Envenenamento - Se o seu gato ingeriu algum tipo de material venenoso como o pigmento de pintura, insetos peçonhentos, chumbinho, pesticidas e etc., leve-o imediatamente ao veterinário para iniciar o tratamento.
  3. Insolação - Leve o gato para um lugar fresco e dê a ele pequenas quantidades de água, devagar e pausadamente.
  4. Estado de choque - Geralmente acompanha um machucado grave e baixa temperatura corporal e pulsação e respiração fracos.Cubra o animal para mante-lo aquecido e leve-o para o veterinário
  5. Fraturas - Coloque cuidadosamente o seu gato em uma tala, em seguisa leve-o para o veterinário. Geralmente o osso quebrado é o da perna e um pequeno pedaço de madeira firme será suficiente para manter a região da fratura firme até ser atendido por um especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas